sexta-feira, 24 de abril de 2009

segunda unidade

para introduzir a unidade 2 chamada guerras sexuais feministas (a sex war feminista, ou versão feminista do star wars), fazendo a ponte entre 1 (críticas feministas a heterossexualidade) e 2 lemos os seguintes textos da alice walker [lembrando que você deve clicar normalmente no link, que levará ao 4shared e não salvar direto clicando com o botão direito do mouse]:

alice walker- uma carta dos tempos
alice walker- separando-se

o primeiro é bem na pegada da crítica a heterossexualidade, ou ao pensamento hetero, como uma força que coloniza nosso erotismo, ou melhor, nossa sensibilidade afetivo-sexual (porque o erótico, como nos ensinou audre lorde, é muito mais), o segundo introduz a questão do s&m que vai ser importante pra nossa unidade. que vai ter os textos:

gayle rubin- samois
audre lorde- s&m na comunidade lesbiana

gayle rubin- reflexionando sobre el sexo
os textos da sheila jeffreys- libertação gay e feminismo lésbico e do cristopher kendall- pornografia gay masculina – uma matéria de sexismo estão em um arquivo só. aqui!

terça-feira, 21 de abril de 2009

Notícias esquizotrans

No blog do esquizotrans
esquizotrans.wordpress.com
tem uma coisa sobre o livro novo da Gabriela Leite.
Gabriela Leite está soltando um livro sobre sua vida puta. É ontologia pura. Ontologia puta. Que ela pariu.
O erotismo, o orgasmo, os lapsos de lucidez são parte dos comércios a afeto, a presentes ou a dinheiro. E espalhar erotismo é trabalho, é militância, é ativismo. Sempre há economia. Muitas economias. Ou então nem arrumem a casa, deixem a vassoura largada na porta e saiam pelas ruas, nossa casa é nossa rua - em linha reta. Ou fazemos as voltinhas, o chamego vale o feijão, a lambida vale o lero. Gabriela Leite (MILK) ferve.
Segue uma entrevista com ela pela Época de domingo.
Tem também algo sobre a Julia Serano:
A subversão da sexualidade é virótica demais para ser deixada nas mãos de mamutes, hipopótamos, partidos ou movimentos que escolheram seus inimigos.
etc.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

menu

gente, agora tem aqui no nosso menu (à esquerda) o link direto para os textos da primeira unidade, e para outras sugestões de filmografia, para facilitar a navegação. tá ai em baixo do "sobre o blog". em breve terá também para os textos da segunda unidade que tá chegando...

terça-feira, 7 de abril de 2009

audre lorde- sendo uma feminista lésbica negra

no blog hysterocracia, um blog muito bacana que tem trechos de traduções ou traduções inteiras para o português de textos de feminismo radical de língua inglesa foi postada um pedacinho de uma entrevista com audre lorde que completa algumas noções do que lemos nos usos do erótico. leia aqui!

não apenas completa os usos do erótico, mas dá uma pista de uma conexão entre adrienne rich e ela: a idéia da lesbiandade como identificação entre mulheres e emancipação erótica.

dá pra confrontar com essa resenha aqui.